domingo, abril 18, 2010

Primeira Internacional
A Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) ou Primeira Internacional, foi a primeira grande organização que tratou de unir os trabalhadores dos diferentes países; fundou-se o 1864 e dissolveu-se o 1876.
Foi fundada em Londres ao 1864, agrupou inicialmente aos sindicalistes ingleses, anarquistas, socialistas franceses e italianos republicanos. As suas finalidades eram a organização política do proletariat em Europa e o resto do mundo, e também um foro para examinar problemas em comum e propor linhas de acção. Colaboraram nela Karl Marx e Friedrich Engels. Também participou Mikhaïl Bakunin, e devido às tensões que sofria com Marx, se produziu um confronto entre os marxistas e os anarquistas, depois do qual os partidários de Bakunin foram expulsados.
O 1872 o Conselho Geral do AIT translada-se desde Londres, onde está situado desde os seus inícios, em Nova Iorque, se dissolvendo oficialmente o 1876. Ao 1889 estabelece-se a Segunda Internacional, de corte socialdemòcrata, como a sucessora nos seus fins políticos, e que durará até o 1916, e ao 1922 aparece o Associação Internacional dos Trabalhadores organização anarcosindicalista, que prentén recolher a testemunha da zona llibertària e que chega até a actualidade.
A Primeira Internacional foi considerada como um dos maiores factores que conduziram à criação da Comum de Paris de 1871. Ainda que esta ideia é disputada, Marx fez um escrito em relação com a defesa da Comum. Publicado como A Guerra Civil em França (1871), reúne o primeiro (julho 1870) e segundo manifestos (setembro 1870) do Conselho Geral a AIT e o manifesto de junho de 1871, escritos por Marx.


Grupo : Tiago, Alberto , Gustavo e tawan ( sei lá como se escreve o nome dele USHAUS )

Um comentário: