terça-feira, agosto 03, 2010

A Política de Encilhamento

Rui Barbosa, um típico representante dos interesses da classe média e burguesia, desejava que o país crescesse economicamente em seu governo, por isso investiu intensamente na industrialização do país. No começo, os resultados foram bons, houve um rápido crescimento dos negócios e formação de indústrias.
Em resposta a esse rápido avanço, surge no Brasil o mercado de capitais, um mercado raro por aqui. A compra e venda de ações cresceu consideravelmente surgindo a Política do Encilhamento, que recebe este nome - dado pela imprensa - devido a uma analogia feita entre as especulações desenfreadas sobre as ações, e uma corrida de cavalos referindo ao momento da colocação das cilhas, dos arreios, nos cavalos de corrida no hipódromo da cidade do Rio de Janeiro, sob os olhares e especulação dos apostadores.
Esta política se mostra falha quando começa a apresentar resultados negativos. Primeiramente, alguns negociadores apreveitaram desta oportunidade para dar golpes, criando empresas fantamas com enorme valorização, e que quando descobertas, geravam grande confusão no mercado de ações. Com isto, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, a especulação tomou rumos cada vez maiores. Compravam ações por preços muito baixos e, quando estas valorizavam, eram vendidas a um valor bem maior. Esta forma de lucro fácil piorou a crise econômica brasileira. Quando os bancos começaram a emitir quantidades de dinheiro maiores do que o necessário, houve grande inflação, elevando os números de moedas a entrar no mercado circulante, não correspondendo ao que a economia produzida de verdade, mostrando a ingenuidade ou até mesmo a falta de preparo político do Ministro da Fazenda.
Infelizmente, o que parecia ser um plano infalível, mostrou-se confuso e duvidoso, fazendo até mesmo a elite agrária, juntamente com a burguesia estrangeira, combater fortemente com a política industrialista, em busca de seus interesses.

Postado por: Patrícia Martins, Juliana Athayde, Fernanda Zacché, Lais Guimarães e Gustavo Wagner.

5 comentários:

  1. Se liga.. concordo q o trabalho foi bem explicado, mas nao vai superar o nosso, valeu?

    ResponderExcluir
  2. meu sonho nao precisar fazer trabalho.

    ResponderExcluir
  3. FAz melhor entao otario ... chupa aki é pelé poha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que porcaria, esperava mais de vocês ��

      Excluir